BLTA by Cozinha TREVOUS

BLTA

Você conhece o BLTA? BLTA é uma abreviação (em inglês) que representa um tipo específico de sanduíche, com quatro ingredientes principais: bacon (B – bacon), alface (L – lettuce), tomate (Tomato) e abacate (Avocado). Este sanduíche combina a crocância do bacon, a frescura da alface e do tomate, com a cremosidade do abacate. A adição desses ingredientes cria uma combinação de sabores e texturas diferenciada. Lembrando que o BLTA é uma variação saborosa do clássico BLT (bacon, alface e tomate), adicionando o toque único do abacate. Essa versão acaba dando ao sanduíche um toque light, quase eliminando a culpa de estar comendo bacon. 😎

BLT by tasteatlas
BLT tradicional por Taste Atlas

Antes de conhecer o “avocado“, para mim só existia um tipo de abacate. É verdade, eu tinha uma visão bem limitada das formas de comer: com açúcar ou batido com leite e as vezes um sacolé de abacate, mas é bem raro encontrar um bom a venda hoje em dia. E vamos combinar, pelo menos aqui no Brasil, nem para uma salada de frutas o verdão é convidado, concordam? Diz aí, você já viu algum doce de abacate? Ou sei lá, torta de abacate? Bolo de abacate? Pois é… Mas quando viajei para o Chile, tudo mudou. Ao contrário da maioria das pessoas que descobre o abacate como uma comida salgada através do guacamole, fui apresentado ao avocado em uma lanchonete em Santiago, onde pude primeira vez ao experimentar um cachorro quente conhecido como “completo“, que leva basicamente: pão, salsicha, tomate, maionese e avocado (catchup e mostarda a gosto) em sua versão mais básica. Se você rodar pelo Chile vai encontrar versões diferentes, com mais ingredientes (tem versão até com chucrute), mas a base sempre será a mesma.

Hamburgers do Chile, um local e outro mais industrializado do Mc Donalds.
Depois de experimentar o completo, não parei mais! Experimentei um hamburger local e outro do Mc Donalds.

Hoje você encontra o avocado em muitas receitas aqui no Brasil além do famoso guacamole, principalmente em bowls, pokes, saladas e na comida japonesa. Eu mesmo me amarro em adicionar avocado quando faço pratos com arroz japonês e salmão (quem me acompanha na @cozinhatrevous sabe do que estou falando).

Uma tentativa de fazer a receita do completo do Chile
E claro tentei fazer um em casa, mas os ingredientes não eram tão bons e não ficou tão parecido, apesar de ter ficado bem gostoso.

Se você tem algum tipo de resistência ou nunca experimentou (que eu acho bem difícil) chegou a hora de você dar essa chance para o avocado! Prepare a minha receita de BLTA e desbloqueie o sabor e textura do nosso amigo verdinho. 🥑

BTLA

Bom, agora vamos ao que interessa, né? Siga os passos abaixo da minha receita e tire você mesmo suas conclusões. Ah, não esqueça de deixar seus comentários aqui lá no final desse post e caso você faça a receita, não esqueça de tirar uma foto e marcar a gente usando a #cozinhatrevous no instagram para que eu possa compartilhar. 🙃

BLTA

Você conhece o BLTA? BLTA é uma abreviação (em inglês) que representa um tipo específico de sanduíche, com quatro ingredientes principais: bacon (B – bacon), alface (L – lettuce), tomate (Tomato) e abacate (Avocado). Este sanduíche combina a crocância do bacon, a frescura da alface e do tomate, com a cremosidade do abacate.
Tipo de refeição: : Almoço, Lanche
Cozinha: American
Tags: abacate, alface, avocado, bacon, baguete, maionese, tomate
Tempo de Preparo10 minutes
Tempo de cozimento3 minutes
Serve: 1
Custo: R$12,00

Utensílios

  • 1 Faca de chef
  • 1 Faca de pão
  • 1 Colher
  • 1 Bowl
  • 1 Taboa de corte
  • 1 Folha de papel manteiga

Ingredientes

  • 1/2 un Baguete francesa
  • 3 un Fatias de bacon
  • 1 un Tomate italiano
  • 100 g Alface (americana fresca)
  • 1 un Abacate pequeno (avocado)
  • 2 colheres de Maionese

Instruções

Preparo

  • Recheio: Frite as fatias de bacon em uma frigideira até ficarem crocantes. Reserve.
  • Pique todos os ingredientes e coloque em um bowl para misturar. Adicione a maionese no final e misture tudo até que vire uma pasta.
  • Pão: Utilize um pão fresco, de preferência uma baguete de fermentação natural. Corte os bicos e depois abra a baguete ao meio.
  • Finalização: Você já sabe, né? É só entupir a baguete com o recheio e mandar para dentro!

Video

Dica: Se seu sanduíche estiver muito recheado e for difícil de morder, é só enrolar em um papel manteiga ou papel alumínio e cortar ao meio. Notem que no vídeo, mesmo fazendo isso, o recheio da Julia caiu na mesa… 🥲

Deixe o seu comentário